O que é Marketing de Conteúdo?

marketing de conteúdo

Marketing de Conteúdo: Como disse Kotler em Marketing 4.0: “Conteúdo é o novo anúncio, #hashtag é o novo slogan”. Mas este é apenas o final do raciocínio e, antes disso, existem alguns fatores que são preciso estabelecer. A começar pela pergunta: Mas, afinal de contas, o que é Marketing de Conteúdo?

Em poucas palavras, quando pensamos em conteúdo na AR, estamos nos referindo a uma abordagem criativa, que visa gerar e distribuir informações que sejam realmente úteis para o seu público alvo, que criem conexões mais profundas entre a marca e o seu consumidor.

Hoje, as empresas que estão realizando, efetivamente, um bom marketing de conteúdo, oferecem essa originalidade aos seus consumidores. Os profissionais de marketing passaram a ser contadores de história da marca, sempre com muita qualidade, é claro.

Um fator importante para o amadurecimento do MC é a transparência da internet, que possibilitou aos consumidores conhecer verdades sobre a marca. A publicidade convencional – aquela como estávamos acostumados antigamente, como propagandas em massa na TV, rádio ou jornal – gerou um certo grau de desconfiança aos consumidores, que hoje preferem se informar melhor sobre determinado produto ou serviço com seus amigos ou familiares.

marketing digital

Esse panorama fez com que aumentasse o investimento por parte das marcas em marketing de conteúdo. Uma pesquisa da MarketingProfs, de 2016, estima que 76% das empresas B2C e 88% das B2B, estão fazendo marketing de conteúdo nos EUA.

Para finalizar, é preciso frisar que MC envolve produção e distribuição de conteúdo de qualidade. Uma campanha eficaz requer a participação de profissionais de marketing especializados e muito planejamento – para avaliar a mensagem institucional que a marca pretende passar com a mesma, uma campanha de marketing de conteúdo pode ser direcionada para a venda ou para a institucionalidade da marca, por exemplo. Essa mensagem deve ser promovida nos melhores mix de canais, seja ele próprio ou terceirizado, como em canais de influenciadores digitais, por exemplo. 

essa publicação foi útil para você?

5/5

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *